sexta-feira, 1 de abril de 2016


FIM DO ABELHAS, LOLABITS e TOUTBOX


abelhas
Se você era usuário do Abelhas.pt, Lolabits e Toutbox, uma péssima noticia chega para você, os serviços que ofereciam armazenamento ilimitado e totalmente gratuitos anunciaram seu fim para o dia 31 de março.
Todos esses serviços, assim como o MinhaTeca pertencem ao mesmo grupo, que clonava o software, fazendo algumas modificações para criar um serviço destinado especificamente para cada país, a idéia inicial era monetizar os serviços através de publicidade, mas manter tanto armazenamento alimentado por essa maneira, parece não ter atendido os objetivos da empresa, que decidiu ficar apenas com o Minhateca o qual ela modificou a forma de monetização, cobrando por downloads de arquivos que não sejam de sua conta, a vantagem dessa forma de monetização é que os usuários continuam a ter um serviço de armazenamento ilimitado e gratuito, mas se quiserem compartilhar arquivos, terão que pagar um dos pacotes que vai desde R$ 4.99 por semana (Via SMS) ou R$ 44.00 por débito, crédito ou boleto bancário por um mês.
Além do Minhateca, outros dois serviços do grupo que sobreviveram, foi o Copiapop e o Diskokosmiko, no entanto esses dois possuem focos diferentes, servindo como uma rede social para compartilhamento de arquivos. Também ficou o Chomikuj, no qual também pertence ao grupo.
Apesar do encerramento dos serviços não ter seguido com maiores informações, não fica difícil de concluir que a intenção é diminuir custos e focar em apenas um, com isso a empresa diminui servidores e toda a infraestrutura e de quebra fica com o que já tem um sistema de monetização mais lucrativo para eles.
Se você usava o Abelhas, Lolabits ou Toutbox para armazenar seus arquivos, tudo foi deletado junto com os serviços. Como opções você pode trocar pelo próprio Minhateca, no entanto caso prefira não utilizar outro produto da mesma empresa, pode optar pelo Userscloud que também oferece armazenamento ilimitado, desde que os arquivos não excedam o 1GB. Também tem o Haaze, para compartilhamento de videos com velocidade, streaming e downloads ilimitados, ou o Zippyshare que é um pouco lento, mas bom o único problema é que os arquivos tem que ser transferidos sempre, caso contrário é removido do servidor.

0 comentários: